14 maio 2009


Joaninha

É o nome popular de um insecto da família Coccinellidae, da ordem Coleóptera (coleópteros mais conhecidos: escaravelhos e besouros). Os cocinelídeos possuem corpo semi-esférico, cabeça pequena, 6 patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa. Podem medir de 1 até 10 milímetros, vivendo até 180 dias. Seus ovos eclodem em 1 semana e o seu estágio larval é de 3 semanas. Possui duas antenas que servem para sentir o cheiro e o gosto. Há cerca de 4500 espécies dentro deste grupo, distribuídas por 350 géneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça.

As joaninhas são predadoras no mundo dos insectos e alimentam-se de afídeos, moscas da fruta e outros tipos de insectos. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores.

Curiosidade: os escaravelhos constituem cerca de um terço das espécies de todo o reino animal!

3 comentários:

  1. No fundo todos somos um bocado coleópteros no mundo. xD

    ***

    ResponderEliminar
  2. Anocas :) Parabéns, escreves muito bem..só comentei este porque é sobre mim :P Afinal sou uma predadora! lol beijocas continua a escrever..

    ResponderEliminar
  3. As coisas que tu sabes Ana Raquel!!! Nem eu diria melhor... nem a respeito de joaninhas!... ;)

    A sério, desde sempre me lembro de gostar de joaninhas. Vivi no campo e em lugar de sol e espaço aberto... as joaninhas gostam disso e eu também.

    Obrigada por mais esta achega ao meu conhecimento.

    ResponderEliminar